Busca no site:

Unimed Ceará é eleita, pela segunda vez, a melhor operadora de plano de saúde para trabalhar no País

Selo Melhores Saúde 2017_rgb_color (1) (2)A Unimed Ceará foi eleita a Melhor Operadora de Plano de Saúde para Trabalhar no Brasil, de acordo com o prêmio GPTW Saúde 2016. O anúncio foi realizado pelo Instituto Great Place To Work, em parceria com a Live Healthcare Media, na última terça-feira, 18 de julho. Esta é a segunda vez que a cooperativa cearense fica em 1º lugar entre as operadoras do País, já tendo conquistado a primeira colocação no GPTW Saúde 2014 e constado na lista do GPTW Saúde 2013 e 2015. A solenidade de premiação acontecerá no dia 25 de outubro, em São Paulo.

“É com muito orgulho e alegria que recebemos esse resultado, que demonstra o nosso compromisso e respeito com os nossos colaboradores. A Unimed Ceará é uma empresa cidadã, que valoriza os seus profissionais, e isso reflete no desenvolvimento da cooperativa”, comemora o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda. Também foram eleitas entre as melhores operadoras as Unimeds Cariri e Sobral, que são filiadas ao Sistema Estadual Unimed.

No total, a Unimed Ceará já conquistou 12 títulos em premiações do GPTW. São eles: GPTW Ceará (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016), GPTW Brasil (2014 e 2016), GPTW Saúde (2013, 2014, 2015 e 2016) e GPTW América Latina 2015.

Valorização
Para a colaboradora Marília Moreira, trabalhar na Unimed Ceará é uma experiência pessoal e profissional única. “Poder exercer sua profissão em um local onde as pessoas são valorizadas pelos seus gestores, onde sua opinião é ouvida e é levada em conta, faz toda a diferença. O clima de cooperação e a disponibilidade das pessoas em colaborar tanto com os colegas da empresa, como no atendimento ao cliente, faz daqui verdadeiramente o melhor lugar para trabalhar”, afirma.

Entre os motivos que levaram a empresa a conquistar a premiação está o investimento em seu público interno. A empresa se preocupa em oferecer capacitações, cursos, área de convivência, atividades lúdicas, além de benefícios salariais, reconhecimento e conforto em suas instalações. Como reflexo dessas ações, a empresa possui baixo turnover no seu quadro funcional. Além disso, a Unimed Ceará tem como diferenciais o Programa de Auxílio Educação (PAE), o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e Participação nos Resultados da Empresa.

Pesquisa GPTW Saúde
Para avaliar a satisfação do colaborador no ambiente de trabalho, o Instituto GPTW realizou uma pesquisa com os 140 colaboradores da Unimed Ceará. Quando perguntado o que os colaboradores mais valorizam na empresa: a maioria (34%) respondeu o fato dela proporcionar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Já 32% escolheram a oportunidade de crescimento e desenvolvimento, 18% a remuneração e os benefícios oferecidos, 12% o alinhamento dos seus valores com os da empresa e 4% optaram pela estabilidade.

O time de colaboradores da cooperativa é composto por 94 mulheres e 46 homens. Dos 21 cargos de chefia, 14 são ocupados por elas, o que reflete a valorização do público feminino.

Bike Vida: Unimed Ceará e Prefeitura de Fortaleza lançam projeto pioneiro na América Latina

Lancamento do Bike VidaCom o objetivo de agilizar o atendimento de primeiros socorros na Avenida Beira de Mar de Fortaleza, a Unimed Ceará, em parceria com a Prefeitura, lançou no último sábado, 15 de julho, o projeto Bike Vida. “Sempre empenhada em proporcionar saúde para a sociedade, a Unimed Ceará é parceira do Bike Vida, um projeto pioneiro e inovador, que salvará muitas vidas. A iniciativa já é comum em países como Inglaterra e Estados Unidos”, afirmou o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda. O projeto é pioneiro na América Latina, em faixa litorânea.

O lançamento contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. “Esta é uma parceria vencedora entre a Unimed Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. Uma ideia inovadora, que cai muito bem na prática e no dia a dia da Beira Mar, que é um espaço onde a prática da atividade física é mais recorrente na cidade. Tanto a gente quer estimular esse tipo de uso como garantir a segurança para quem está fazendo este tipo de atividade, reduzindo os danos ligados a problemas cardiovasculares ou neurológicos”, esclareceu Roberto Cláudio, enfatizando, ainda, que esta experiência piloto poderá ser expandida, com a mesma característica, para outras áreas da Capital.

A ideia é tornar mais eficiente o atendimento de baixa complexidade e ampliar as chances de sobrevivência de pessoas em estado grave, por meio de socorristas treinados, utilizando bicicletas equipadas com kits para atendimento de urgência e emergência. Essa ação, promovida pela Unimed Ceará, faz parte da iniciativa Jeito de Cuidar Unimed, que visa aumentar a qualidade e a eficiência do atendimento, elevando o nível de percepção da essência da marca: vocação para cuidar das pessoas.

Funcionamento
O Bike Vida foi implantado inicialmente na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, contemplando os bairros Meireles e Praia de Iracema, e funciona diariamente das 5h às 21h. Três socorristas sobre rodas farão atendimentos de urgência e emergência em um trecho de 4,5 km, que vai do Estoril até o Mercado dos Peixes. O projeto conta com uma estação de apoio no calçadão da Avenida Beira Mar, localizada em frente ao Náutico e ao lado da Casa do Turista. A solicitação de atendimento poderá ser realizada ao Samu, por meio do telefone 192, que será repassada para a estação de apoio do Bike Vida e em seguida para os socorristas.

Benefícios
Entre os benefícios do Bike Vida estão a eficiência no atendimento de solicitações de urgência e emergência e no cuidado com a sociedade, agilidade e mobilidade urbana, utilizando a rede de ciclovias e ciclofaixas implantadas na cidade; contribuição com o meio ambiente, pois não consome combustível; baixo custo de aquisição e manutenção, comparado com as ambulâncias; eficiência na utilização do orçamento público e redução dos custos de operacionalização do Samu.

Kit de primeiros socorros
Cada socorrista terá como suporte uma bicicleta, capacete, luvas, lanterna, sirene, apito, colete luminoso, uniforme, cotoveleira, joelheira e um kit de primeiros socorros com oxigênio portátil, kit de colar cervical em diversos tamanhos, desfibrilador externo automático, talas de imobilização, ressuscitador manual adulto/infantil com reservatório, estetoscópio, esfigmomanômetro, oxímetro portátil, máscaras de proteção respiratória, ataduras, compressas, gazes, álcool, esparadrapo, entre outros.

20046299_1948308408770987_6991111889034369038_n (1)

20046413_1948308382104323_2048983219262425178_n

Unimed Ceará e Prefeitura de Fortaleza lançam o projeto Bike Vida

Estacao do Bike Vida_siteA Unimed Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançam neste sábado, 15 de julho, às 10 horas, no calçadão da Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico, o projeto Bike Vida, que tem como objetivo agilizar o atendimento de primeiros socorros. A ideia é tornar mais eficiente o atendimento de baixa complexidade e ampliar as chances de sobrevivência de pessoas em estado grave, por meio de socorristas treinados, utilizando bicicletas equipadas com kits para atendimento de urgência e emergência.

“Sempre empenhada em proporcionar saúde para a sociedade, a Unimed Ceará é parceira do Bike Vida, um projeto pioneiro e inovador, que salvará muitas vidas. A iniciativa já é comum em países como Inglaterra e Estados Unidos”, afirma o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda. O projeto é pioneiro na América Latina, em faixa litorânea.

Essa ação, promovida pela Unimed Ceará, faz parte da iniciativa Jeito de Cuidar Unimed, que visa aumentar a qualidade e a eficiência do atendimento, elevando o nível de percepção da essência da marca: vocação para cuidar das pessoas.

Funcionamento
O Bike Vida será implantado inicialmente na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, contemplando os bairros Meireles e Praia de Iracema, e funcionará diariamente das 5h às 21h. Três socorristas sobre rodas farão atendimentos de urgência e emergência em um trecho de 4,5 km, que vai do Estoril até o Mercado dos Peixes. O projeto contará com uma estação de apoio no calçadão da Avenida Beira Mar, localizada em frente ao Náutico e ao lado da Casa do Turista.

“É um grande ganho para a sociedade, que vai além da otimização do atendimento de urgência e emergência. É uma forma de estimular a prática esportiva e até de salvar vidas. A orla da Praia de Iracema e Meireles já é propicia a receber este projeto, por meio da implantação das ciclovias e ciclofaixas, o que permitirá maior agilidade e eficiência no deslocamento dos socorristas”, afirma o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa.

A solicitação de atendimento poderá ser realizada ao Samu, por meio do telefone 192, que será repassada para a estação de apoio do Bike Vida e em seguida para os socorristas. “O objetivo é que o serviço preste socorro com maior rapidez e chegue até as pessoas em no máximo 3 minutos”, explica Dr. Darival.

Benefícios
Entre os benefícios do Bike Vida estão a eficiência no atendimento de solicitações de urgência e emergência e no cuidado com a sociedade, agilidade e mobilidade urbana, utilizando a rede de ciclovias e ciclofaixas implantadas na cidade; contribuição com o meio ambiente, pois não consome combustível; baixo custo de aquisição e manutenção, comparado com as ambulâncias; eficiência na utilização do orçamento público e redução dos custos de operacionalização do Samu.

Kit de primeiros socorros
Cada socorrista terá como suporte uma bicicleta, capacete, luvas, lanterna, sirene, apito, colete luminoso, uniforme, cotoveleira, joelheira e um kit de primeiros socorros com oxigênio portátil, kit de colar cervical em diversos tamanhos, desfibrilador externo automático, talas de imobilização, ressuscitador manual adulto/infantil com reservatório, estetoscópio, esfigmomanômetro, oxímetro portátil, máscaras de proteção respiratória, ataduras, compressas, gazes, álcool, esparadrapo, entre outros.

Serviço:
Lançamento do Bike Vida
Data: 15 de julho (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Calçadão da Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico

Mitos sobre vacinação

vacinacaoA Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou alguns dos principais mitos e fatos sobre as vacinas. Confira:

MITO: as vacinas têm vários efeitos colaterais prejudiciais e de longo prazo que ainda são desconhecidos. A vacinação pode ser até fatal.

Explicação: a maioria das reações são geralmente pequenas e temporárias, como um braço dolorido ou uma febre ligeira. Eventos graves de saúde são extremamente raros e cuidadosamente monitorados e investigados. É muito mais provável que uma pessoa adoeça gravemente por uma enfermidade evitável pela vacina do que pela própria vacina. Embora qualquer lesão grave ou morte causada por vacinas seja relevante, os benefícios da imunização superam em muito o risco, considerando que muitas outras lesões e mortes ocorreriam sem ela.

MITO: as doenças evitáveis por vacinas estão quase erradicadas em meu país, por isso não há razão para me vacinar.

Explicação: embora as doenças evitáveis por vacinação tenham se tornado raras em muitos países, os agentes infecciosos que as causam continuam a circular em algumas partes do mundo. Em um mundo altamente interligado, esses agentes podem atravessar fronteiras geográficas e infectar qualquer pessoa que não esteja protegida. Programas de vacinação bem-sucedidos, assim como as sociedades bem-sucedidas, dependem da cooperação de cada indivíduo para assegurar o bem de todos.

MITO: a influenza é apenas um incômodo e a vacina para a doença não é muito eficaz.

Explicação: a influenza é uma doença grave que mata de 300 mil a 500 mil pessoas a cada ano em todo o mundo. Mulheres grávidas, crianças pequenas, pessoas idosas com pouco acesso à saúde e qualquer um que possua uma condição crônica, como asma ou doença cardíaca, estão em risco mais elevado para uma infecção severa, que pode levar à morte. A vacinação de gestantes tem o benefício adicional de proteger os recém-nascidos (não há atualmente nenhuma vacina contra a influenza para bebês menores de seis meses).

MITO: é melhor ser imunizado por meio da doença do que por meio de vacinas.

Explicação: as vacinas interagem com o sistema imunológico para produzir uma resposta imunológica semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas não causam a doença ou colocam a pessoa imunizada em risco de possíveis complicações.

MITO: uma melhor higiene e saneamento farão as doenças desaparecerem – vacinas não são necessárias.

Explicação: as doenças que podem ser prevenidas por vacinas retornarão caso os programas de imunização sejam interrompidos. Uma melhor higiene, lavagem das mãos e uso de água limpa ajudam a proteger as pessoas de doenças infecciosas. Entretanto, muitas dessas infecções podem se espalhar, independente de quão limpos estamos. Se as pessoas não forem vacinadas, doenças que se tornaram raras, como a poliomielite e o sarampo, reaparecerão rapidamente.

Fonte: Unimed do Brasil/Viver Bem (Texto: Rafaela Fusieger).

Passeio Ciclístico Especial de Férias da Unimed Ceará reúne 600 participantes

Passeio Ciclistico Unimed Ceara_SiteAproximadamente 600 ciclistas participaram, no último domingo (9), do Passeio Ciclístico Especial de Férias da Unimed Ceará, em Fortaleza. Foram arrecadadas cerca de 400 latas de leite que serão doadas para a Associação Peter Pan, que cuida de crianças com câncer.

Tradicionalmente às quartas-feiras, a equipe de Provimento de Saúde da Unimed Ceará realiza passeios ciclísticos pelas ruas de Fortaleza, com o objetivo de combater o sedentarismo e incentivar a prática esportiva.

Essa ação promovida pela Unimed Ceará está diretamente relacionada ao conceito Viver Bem, que abrange a Atenção Integral à Saúde, modelo que prioriza ações ligadas à prevenção em detrimento de intervenções nas quais se tratam a doença em vez de evitá-la.

Unimed Ceará realiza Passeio Ciclístico Especial de Férias neste domingo (9)

Passeio Ciclistico Unimed CearaAcontece neste domingo, 9 de julho, o Passeio Ciclístico Especial de Férias da Unimed Ceará. A concentração será a partir das 6h30, com saída às 7h30, em frente à sede da empresa, localizada na Rua Padre Luís Figueira, 52, Aldeota.

“O Passeio Ciclístico Especial de Férias é uma ação diretamente relacionada ao conceito Viver Bem do Sistema Unimed, que estimula a prática da atividade física”, explica o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda.

Para participar do passeio, é necessário doar uma ou mais latas de leite em pó (400g), que dará direito a um ticket para concorrer ao sorteio de duas bicicletas e outros brindes. O sorteio acontecerá durante a concentração do passeio. As latas de leite arrecadadas serão doadas para uma instituição beneficente.

A Unimed Ceará distribuirá camisas aos 500 primeiros ciclistas inscritos que chegarem ao local. Os participantes irão dispor de ambulância, água, suco, sanduíche natural, carro de apoio, batedores e aluguel de bicicletas. O evento conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC).

Tradicionalmente às quartas-feiras, a equipe de Provimento de Saúde da Unimed Ceará realiza passeios ciclísticos pelas ruas de Fortaleza, com o objetivo de combater o sedentarismo e incentivar a prática esportiva.

Serviço – Passeio Ciclístico Especial de Férias
Data: 9 de julho (domingo)
Horário: 6h30 da manhã – concentração / 7h30 – saída
Local: Unimed Ceará – Padre Luís Figueira, 52, Aldeota
Inscrição: uma ou mais latas de leite em pó (400g)

Diretoria divulga novidade para o Prover 2018

IMG_0036

A Diretoria Executiva da Unimed Ceará, junto com seus assessores, encerrou a programação do Prover 2017 anunciando o lançamento da Premiação de Boas Práticas em Operação de Saúde do Sistema Estadual Unimed, que valerá para a edição de 2018. “O prêmio será baseado em quatro eixos: Responsabilidade Social, Governança Corporativa, Atendimento ao Cliente e Inovação Tecnológica”, explicou Diretor de Provimento de Saúde da Unimed Ceará, Dr. Francisco Bastos.

Prover 2017 apresenta o projeto Unimed 50 anos

IMG_0003

Durante o segundo do dia do Prover 2017, a Analista de Marketing da Unimed Ceará, Nathaly Colares, apresentou o projeto Unimed 50 anos, que inicia de agosto de 2017 e segue até março de 2018. “O objetivo não é apenas comemorar, mas realizar uma série de ações que traduzam a essência da marca Unimed e a fortaleça a partir de iniciativas que serão sugeridas para o projeto. A comemoração é extensiva a todas as Unimeds do Sistema Nacional”.

Todas as ações serão baseadas na Campanha Nacional Institucional Mude 1 Hábito e poderão ser sugeridas via e-mail: mkt@unimed.coop.br

Painel debate CSPAR e as inovações tecnológicas

IMG_0091

A Ceará Saúde Participações (CSPAR), holding do Sistema Estadual Unimed, e as Tecnologias de Informação disponíveis para o cuidado em saúde foram os assuntos do terceiro painel, realizado no segundo dia do Prover 2017, em 30 de junho. Moderado pelo Presidente da Unimed Nordeste do Ceará e Diretor de Provimento de Saúde da Unimed Ceará, Dr. Francisco Bastos, o debate reuniu também o Presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda, o economista e assessor da Presidência da Unimed Ceará, Dr. José Maria Porto, o gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Ceará, Inácio Dutra, e o consultor de Projetos da CSPAR, Davi Souza.

“A CSPAR tem por finalidade a participação em outras sociedades, preponderantemente na área de saúde. Possui recursos próprios, uma gestão corporativa e uma Plataforma de Tecnologia da Informação em Saúde (Platisa)”, afirmou Dr. Bastos.

Segundo Dr. Darival Bringel, a meta é aproximar-se cada vez mais das universidades e ampliar os avanços em tecnologia. “A Unimed Ceará é pioneira em inovação. Já implantamos o Tratbem, o RES – Registro Eletrônico de Saúde e mais recentemente o Cartão Virtual, buscando sempre oferecer uma medicina de qualidade para nossos clientes”.

Já Inácio Dutra fez uma explanação do Cartão Virtual, lançado pela Unimed Ceará no último dia 23 de junho, em Sobral (CE). “O Cartão Virtual é uma solução ágil, de menor custo, sustentável, seguro e integrado. Essa nova tecnologia vai minimizar custos de emissão de cartões para novos clientes, renovação ou segunda via em casos de extravio ou desmagnetização”, explicou.

Melhorias no Intercâmbio Unimed é tema de painel

IMG_0065

Tendo com moderadora a Gerente de Provimento de Saúde da Unimed Ceará e Coordenadora do Prover, Dra. Albertina Cunha, o segundo painel desta sexta-feira (30) debateu as ‘Melhorias no Intercâmbio Unimed como jeito de cuidar eficiente do Sistema’. “Nesse painel reunimos os principais nomes do Intercâmbio da Unimed”, declarou Dra. Albertina.

O debate reuniu o Vice-Presidente da Unimed do Brasil e Presidente da Federação da Unimed Santa Catarina, Dr. Alberto Gugelmin, a Gestora do Intercâmbio Nacional da Unimed do Brasil, Sheyla Bertholasce, o Gestor de Regulação e Auditoria da Federação Mato Grosso, Dr. Wiston Barredo, e a Gerente de Relacionamento com Unimeds da Unimed Campinas (SP), Luísa Konno.

O Dr. Alberto Gugelmin falou sobre a experiência da Federação Unimed Santa Catarina em auditoria. “Possuímos mais de 1 milhão de clientes e 22 singulares. Para administrar melhor criamos uma auditoria centralizada com um núcleo técnico com expertise em auditoria em saúde e com vivência hospitalar”. O Presidente da Federação Catarinense também destacou a criação da FESC, uma empresa especialista em gestão de planos de saúde criada em 2011 e que já trouxe grandes resultados.

Sheyla Bertholasce falou sobre o Manual de Intercâmbio Nacional Unimed. Já Dr. Wiston Barredo abordou a realidade da Federação Mato Grosso e Luísa Konno o relacionamento de Intercâmbio na Unimed Campinas.

Logo ANS
Unimed Ceará - Rua Padre Luiz Figueira, 52
CEP 60150-120 - Aldeota - Fortaleza - Ceará
Fone: (85) 3453-7777 FAX: (85) 3252-3723