Férias: redobre os cuidados em casa

12 de julho de 2018

 

Crianças em casa pedem cuidados em dobro nas férias

 

Para que as férias escolares não virem um verdadeiro pesadelo os pais precisam redobrar os cuidados com as crianças. Conforme estatísticas médicas, os campeões em atendimentos em pronto socorro durante as férias são as queimaduras, intoxicações, quedas e afogamentos. Entre os ambientes com altos índices de acidentes, a cozinha é campeã: fogão, botijão de gás, baldes, talheres e objetos cortantes tornam-se elementos de alto risco.
O contato com medicamentos e produtos químicos, que podem causar intoxicação e queimaduras, provoca muitos acidentes. O mesmo vale para tanques e vasos sanitários sem a devida fixação no chão, que podem levar a lesões abdominais e ferimentos graves. 
 Outras recomendações são evitar tomadas, fios elétricos, tapetes soltos próximo dos móveis para não escorregar, colocar grades de proteção nas camas das crianças menores e não permitir, de forma alguma, crianças na cozinha. Traumas e fraturas em braços e pernas também são bastante comuns. Boa parte das contusões, entorses e até mesmo fraturas sofridas por crianças ocorrem dentro de casa. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), a região mais atingida nos pequenos é o membro superior, cerca de 26% dos casos, sendo a fratura mais comum no antebraço, principalmente o punho. Já no membro inferior a perna é a parte mais atingida.
A dica para os pais é incentivar a criança a explorar o ambiente em que se encontra, mas sempre acompanhada. Crianças entre 2 e 6 anos, por exemplo, estão na idade de desenvolverem sua capacidade física e cognitiva, necessitando de atividades que ofereçam esse estímulo. 
Embora a faixa etária mais comum dos acidentes domésticos seja a pré-escolar, já que as crianças não têm muita firmeza na marcha e desconhecem o perigo, os pais também devem ficar atentos aos pré-adolescentes e adolescentes, quando os traumas são mais relacionados aos acidentes em esportes e lazer, como quedas de bicicletas, por exemplo. Com um pouco mais de atenção e cuidado, pais e filhos vão poder curtir as férias de forma tranquila, alegre e saudável, sem contratempos.

 

Fonte: www.minhavida.com.br

 


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook