Conheça os alimentos mais indicados para diabéticos

9 de setembro de 2021

Pessoas diabéticas ou que estão pré-diabéticas precisam intensificar os cuidados com a saúde, evitando o aumento do nível de açúcar no sangue, para que não tenham complicações. Ocupando a 5ª posição no ranking mundial de indivíduos adultos diabéticos, o Brasil conta com cerca de 16 milhões de pessoas que possuem diabetes, segundo dados do Ministério da Saúde do ano de 2020.

Além do uso de medicamentos, quando indicados por médicos especialistas, os cuidados para o controle da diabetes devem ser acompanhados da prática de exercícios físicos e de uma alimentação equilibrada que favoreça o controle do índice glicêmico. 

Usado como fator de medida para equilibrar a glicose no organismo, alimentos com alto índice glicêmico transportam grande quantidade de açúcar para o sangue em períodos curtos, gerando complicações para a pessoa diabética ou que possui predisposição à diabetes.

Alimentos que possuem baixo teor glicêmico são os mais indicados para pessoas diabéticas. Mesa de madeira com pratos e copos; As refeições são saudáveis.

Alimentos que possuem baixo índice glicêmico:

Reduzir o consumo de carboidratos é um dos primeiros passos para se ter uma alimentação saudável. Alimentos integrais, ricos em fibras, frutas e leguminosas devem ser incluídos na dieta por serem grandes aliados no controle glicêmico.

Grãos e cereais: aveia, quinoa, chia, linhaça e alimentos integrais como o macarrão, arroz e a farinha de trigo são os mais indicados. 

Mesa de madeira escura com nozes, castanhas e grãos sortidos espalhados. Os cereais e grãos são indicados para diabéticos e pré-diabéticos por serem alimentos com baixo índice glicêmico.

Oleaginosas: amêndoas, castanhas do Pará e de caju e nozes são bastante recomendadas por atuarem como antioxidantes, além de serem fontes de ômega 3.

Legumes e verduras: abóbora, acelga, alface, brócolis, cenoura, couve, rúcula, tomate, vagem. 

Frutas: abacate, abacaxi, laranja, maçã, mamão, melancia. Além de possuir baixo índice glicêmico, o abacate também oferece inúmeros benefícios para a saúde, agindo como anti-inflamatório e contribuindo para a redução da pressão arterial.

Prato de cor branca está sobre uma mesa também branca. No prato há mamão com frutas cítricas e cereais, como aveia e chia, que são alimentos indicados para pessoas diabéticas por possuírem baixo índice glicêmico.

Carnes brancas, como peixe e frango, além das carnes magras podem ser inseridas na alimentação por apresentarem baixos índices de gorduras, consideradas como gorduras saudáveis.

 

Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para mais dicas para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook