ANS divulga lista de novos procedimentos obrigatórios para planos de saúde
3 de agosto de 2011
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta terça-feira, dia 02, uma resolução que amplia a lista de cobertura assistencial obrigatória para os planos de saúde. Os convênios terão que custear, a partir de 1o de janeiro de 2012, cerca de 60 novos procedimentos – entre eles, cirurgia de redução de estômago via laparoscopia, terapia ocupacional e a tomografia especial “PET Scan”, usada no diagnóstico de câncer.
A resolução publicada no “Diário Oficial da União” atualiza o “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde”, referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.
A revisão do rol, segundo a ANS, teve a participação de representantes de órgãos de defesa do consumidor, dos convênios e de conselhos profissionais, entre outros. A consulta pública sobre a nova lista recebeu 6.522 contribuições – 70% delas de consumidores – em pouco mais de um mês.
A revisão da lista também excluiu cinco procedimentos antes previstos. Três deles – paracentese do tímpano com anestesia geral, ressecção prostática e decay do reflexo estapédico – já estavam previstos na lista, com outros nomes.
A exérese de tumor de esclera foi removida por ser considerada um procedimento obsoleto e a embolização de artéria uterina, por faltar “evidência científica de seus benefícios à saúde”, já que não foi aprovada pela Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde.
Veja a lista completa no site: www.ans.gov.br
Fonte: Folha de S. Paulo