Boas razões para não tirar o glúten da dieta
11 de Fevereiro de 2016
Quem risca o glúten do cardápio elimina, também, boa parte dos carboidratos que costuma consumir. E, com isso, deixa de aproveitar diversos benefícios à saúde. A rigor, só quem precisa eliminar essas proteínas são os celíacos.
Aqui, três razões pelas quais você deve manter o glúten na rotina alimentar:
É fonte de proteína vegetal:
As proteínas comandam o reparo dos tecidos, estruturam nosso crescimento e mantêm o sistema imunológico ativo. Para fazer tudo isso, as células consomem a menor partícula da proteína, o aminoácido. E como não produzimos todos os aminoácidos de que precisamos, só conseguimos os que faltam combinando diferentes alimentos. Por isso, é essencial ter uma dieta balanceada, rica em proteínas animais e vegetais.
Carboidratos nos dão energia:
Os alimentos que contêm glúten também são ricos em carboidratos, como os pães, os cereais e o macarrão. Por isso, são excelentes fontes de energia. Quem não os consome pode se sentir fraco e desanimado. Nosso organismo pode até usar proteínas como fonte de energia quando acabam os carboidratos, mas essa manobra causará problemas se começarem a faltar proteínas para as funções essenciais, causando males como fadiga, irritabilidade, letargia, perda de massa muscular e inchaço, além de enfraquecer os sistemas cardiovascular e respiratório.
Cereais integrais fazem bem à saúde:
As fibras e o farelo dos grãos integrais não só dão saciedade como auxiliam o nosso processo digestivo. Para consumir esses carboidratos de forma saudável, o ideal é que 25% dos alimentos que ingerimos no dia sejam compostos de grãos integrais, recomenda a Harvard T.H. Chan School of Public Health. Carboidratos integrais também demoram mais para se transformar em glicose, o que mantém estável o nível de açúcar no sangue.
Procure um nutricionista para saber qual é a melhor dieta para seguir.
Fonte: Blog da Saúde.