Casos de HIV têm redução no Ceará

2 de dezembro de 2013

HIVEm todo o mundo, comemorou-se ontem, dia 1º de dezembro, o Dia de Luta contra a Aids, para conscientizar a população sobre a doença que, desde os anos 1980, quando foi descoberta, já fez milhões de vítimas no mundo.

No Ceará, em 2013, os números indicam redução na incidência da epidemia em relação ao ano passado, mas a transmissão do vírus HIV ainda é considerado um grande problema de saúde pública.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até novembro deste ano o Ceará contabilizou 502 casos de Aids, mostrando que a incidência da doença tende a regredir, se comparada a 2012, quando foram registrados cerca de 800 casos, informa Telma Martins, do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev).

Até agora, a queda foi de aproximadamente 37%. Em paralelo, até o momento, a taxa de mortalidade também diminuiu, caindo de 3,8 fatalidades a cada 100 mil habitantes em 2012, para 2,8 nesse ano.

Fortaleza continua sendo a cidade com maior número de casos em 2013 no Estado, totalizando 223 pessoas infectadas até o mês de novembro. A Capital é seguida pelos municípios de Maracanaú (37), Sobral (30) e Caucaia (24). No mesmo período, 96 municípios não apresentaram novos casos.

Apesar de os números serem otimistas, Telma destaca que ainda não é possível afirmar que houve retrocesso da doença no Ceará. Isso porque ainda existe grande atraso na notificação dos diagnósticos no Interior, o que pode causar diferença na contagem geral. “É possível que esses números se confirmem, ou não. Só saberemos na metade do próximo ano, porque alguns casos chegam ao nosso conhecimento apenas seis meses depois”, diz.

Fonte: Diário do Nordeste.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook