Conheça os benefícios do iogurte

9 de Março de 2016

iogurteNa Europa, até o início do século XX, seu status era de medicamento. Só era vendido em farmácia e prescrito por médicos para tratar problemas intestinais. Na Índia, quando acrescido de mel ou açúcar, demonstra a forma de o anfitrião dar as boas-vindas ao seu hóspede.

No caso do iogurte (do turco ‘yogurt’), pouco importa o significado que se dá ao alimento, uma vez que esse derivado do leite (do qual é seis vezes mais digerível por ser obtido por meio de fermentação láctea) possui valor dietético e terapêutico comprovados. Destaque para a função reguladora do sistema imunológico.

Pela presença de carboidratos em sua composição, o consumo do iogurte é contraindicado para pessoas com intolerância total à lactose. Mesmo assim, se essa condição não é severa, vale a pena incluir o iogurte e leites fermentados na dieta em função dos benefícios que representam para a saúde.

Os neurônios agradecem

Como fonte de cálcio (mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso), o iogurte “melhora a função dos neurônios, enquanto as vitaminas do complexo B ajudam a melhorar a eficiência desses impulsos nervosos”, destaca a professora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Saúde Coletiva/PPSAC e membro do grupo de pesquisa Nutrindo da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Longevidade

“Além de aumentar a longevidade humana, reúne importantes propriedades devido às bactérias lácteas Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus”, diz o Prof. Francisco Mourão, do curso de Ciências Biológicas da Uece, Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos/Universidade Federal de Viçosa(MG).

O certo é que, na última década, o brasileiro incorporou o hábito de incluir mais produtos lácteos à alimentação (particularmente o iogurte), embora tenha sido observada uma queda de 3,4% no consumo em 2015 devido à nova ordem econômica, conforme destaca pesquisa da Kantar World Panel.

Entretanto, quando o assunto é preferência, o produto parece ter sua importância consolidada junto aos consumidores. Segundo a Pesquisa Nacional Fiesp/Ibope, os iogurtes são os itens que mais despertam o desejo do consumidor quando são lançados no mercado (32%), seguido pelos biscoitos e bolachas (28%).

Fonte: Diário do Nordeste.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias