Cuidar dos músculos ajuda a prevenir lesões e ganhar resistência

15 de Fevereiro de 2016

O fortalecimento contínuo dos músculos é fundamental para a execução correta de uma série de movimentos que fazemos ao longo do dia. Ter a musculatura resistente protege os ossos e articulações, melhora o metabolismo, auxilia no desenvolvimento aeróbico e previne a ocorrência de lesões articulares. Para isso, ao contrário do que muitos pensam, a musculação ainda é o melhor exercício para o ganho de força e resistência.

“A musculação tradicional é tão boa, se devidamente planejada e supervisionada, que desde crianças até idosos podem e devem praticá-la. É um dos exercícios mais eficazes para o fortalecimento muscular”. É o que garante o professor de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Unifor), Walter Cortez .

Ele afirma que utiliza a técnica da musculação para a orientação de atletas amadores e profissionais, e de clientes especiais — idosos, hipertensos, cardíacos. O profissional cita outros exercícios mais comumente utilizados e que também mostram bons resultados como o pilates, o treinamento funcional, o crossfit, entre outros.

Laécio Chaves, educador físico do Serviço Social do Comércio (Sesc) explica que, além de eficazes, se os movimentos forem executados de forma correta podem causar menos lesões que muitas outras atividades. Ele alerta que é importante que cada pessoa passe por uma avaliação física antes de iniciar as séries de exercícios.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que se gastem no mínimo 150 minutos em atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. O ideal é que as atividades sejam acompanhadas por um profissional para que sejam planejadas, niveladas e supervisionadas. “Cada corpo humano é único em suas capacidades. Precisamos respeitar o princípio da individualidade biológica e não somente saber que ele existe”, afirma Walter.

Mais disposição

“Apesar de não gostar muito da musculação, eu percebo o quanto a prática contínua do exercício mudou a minha rotina, comecei a observar mais meu corpo e minha postura”, conta Melissa Moreira, 39. A publicitária combina a musculação com outros exercícios aeróbicos para manter o peso e conta que tem muito mais disposição após os treinos. “Eu procurei, inicialmente, para emagrecer e trazer rigidez para meu corpo, mas já mantenho por três anos e não pretendo parar”.

O mesmo ocorreu com Felipe Alencar, 30. Ele pratica musculação todos os dias e combina os exercícios com o acompanhamento nutricional.

Cuidados

Nenhum tipo de exercício físico deve ser feito sem o acompanhamento profissional. Os riscos para essa prática são, desde lesões de pequena gravidade nas articulações até rompimento nos ossos, ligamentos e desvio de posturas.

“Ao planejar programas de exercícios com objetivo de treinar a musculatura do corpo, o profissional de Educação Física deve atentar para que haja equilíbrio no treinamento dos músculos pra que seja mantida a harmonia do corpo e uma função motora adequada.” afirma Walter.

Segundo ele, o importante é respeitar todas as etapas do exercício e a individualidade de cada corpo. Os resultados chegarão a longo prazo e podem ser fundamentais para uma rotina saudável ao longo da vida.

Fonte: O Povo/Ciência e Saúde.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook