Doces, leite e estresse podem provocar espinhas

16 de Abril de 2014

6s80mvizk6_j3h4zmtb4_fileAcordou hoje com uma espinha enorme no rosto? Não se desespere! A acne após os 25 anos de idade pode estar relacionada a diversos fatores. Uma das incidências mais comuns é em decorrência das alterações hormonais durante a gestação ou período menstrual. “Com o aumento da testosterona, hormônio masculino, as glândulas sebáceas passam a produzir uma quantidade maior de óleo. Dessa forma, o acúmulo de sebo associado às células mortas origina os comedões, mais conhecidos como cravos”, afirma a especialista.

Helua ainda explica que, no caso de mulheres com síndrome do ovário policístico, elas ficam com predisposição a serem acometidas pela acne. O estresse e o uso em excesso de produtos cosméticos com base oleosa podem obstruir os poros. “O estresse provoca um desequilíbrio hormonal que agrava em uma maior produção de cortisol, afetando na fabricação de óleos pelas glândulas sebáceas. No caso dos itens cosméticos é importante optar pelas versões ol free”.

Os alimentos industrializados são os principais vilões da aparência da pele, pois contêm altos níveis de corantes, aromatizantes e, principalmente, açúcares que inflamam as células. Doces, tortas, balas e bolos aumenta os níveis de açúcares no sangue e também contribuem para o aparecimento de rugas, flacidez e espinhas na pele. “O carboidrato, ingerido em excesso, também provoca cravos e espinhas. A razão para isso é que como aumentam a insulina no organismo deixam a pele mais sensível à ação dos androgênicos, hormônios masculinos”, diz.

O leite e seus derivados são outros alimentos que, ingeridos em excesso, podem afetar a pele. “Eles possuem uma grande quantidade de hormônios em sua composição que eleva a produção de sebo nas glândulas da pele. O ideal é consumir em menores quantidades esses alimentos e investir em alimentos que possuem ação anti-inflamatória e ajudam na diminuição de acne”, aconselha.

Alguns alimentos indicados pela especialista são os peixes como sardinha e atum que são ricos em ômega 3 e possuem minerais que deixam a pele mais bonita. Frutas e verduras de cor amarela são igualmente recomendadas, pois contêm betacaroteno, uma substância que combate processos inflamatórios. “A ingestão de dois litros de água diariamente é fundamental porque elimina toxinas e impurezas que estão no organismo”, recomenda.

R7 Saúde.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias