Dose única de vacina contra HPV pode prevenir câncer de útero

5 de novembro de 2013

meninaUma única dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), causador de 70% dos cânceres de colo do útero, poderia bastar para desenvolver uma imunidade de longa duração, ao invés das três recomendadas, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira, 4, promete ser a prevenção do câncer de útero. O Instituto Nacional do Câncer (NCI) em Bethesda (Maryland, leste dos EUA) revelou que uma única dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), causador de 70% dos cânceres de colo de útero, pode desenvolver uma imunidade de longa data.

“Constatamos que os níveis de anticorpos para as duas cepas virulentas do HPV, 16 e 18, nas mulheres vacinadas com uma única dose permaneceram no sangue até quatro anos”, disse Mahboobeh Safaeian, autora do estudo.

Publicado na revista Cancer Prevention Research, o estudo questiona as “recomendações atuais segundo as quais a vacina contra o HIV requer doses múltiplas para gerar uma resposta imunológica de longa duração”, segundo a especialista.

Safaeian disse “esta descoberta é promissora para fazer campanhas de vacinação mais simples e baratas, com chances de ser implementadas em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde ocorrem mais de 85% dos cânceres de colo de útero e onde a doença é uma das principais causas de morte relacionadas ao câncer”. Ainda segundo a especialista serão necessários mais estudos antes de pensar uma nova estratégia de prevenção.

O HPV pode causar câncer cervical (uterino), anal e orofaríngeo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de útero é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres de todo o mundo e causa 500.000 novos casos e 250.000 mortes ao ano.

Fonte: O Povo.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook