Fissura labiopalatina: ONG realiza 100 cirurgias de correção

23 de Abril de 2012

A ONG Operação Sorriso do Brasil realiza em Fortaleza triagem para escolha de pacientes com fissura labiopalatina. As cirurgias corretivas ocorrem no Hospital Infantil Albert Sabin

A cada três minutos, uma criança nasce com fissura labiopalatina. No Brasil, a cada 650 nascidos, um apesenta má formação congênita nos lábios ou no palato, região do céu da boca. Pensando em trazer a tona novos sorrisos ou aqueles há muito tempo escondidos, a ONG Operação Sorriso realiza mundialmente operações corretivas em crianças e adolescentes com essa lesão. Desde 1997, a instituição firmou parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin (Hais) para realizar mutirão de cirurgias em Fortaleza.

 A missão humanitária chega a sua décima quarta edição no Ceará este ano, com a realização de 100 cirurgias. Crianças e adolescentes de todo o Estado poderão concorrer a uma das vagas do mutirão. Para isso, a Operação Sorriso realiza triagem dos candidatos nos dias 24 e 25 de abril. O primeiro dia é voltado para candidatos do interior do Estado e o segundo para os de Fortaleza e Região Metropolitana. As cirurgias também ocorrem no Hias, de 28 de abril a dois de maio.

Conforme Evelin Ponte Gondim, coordenadora do Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado do Hias e responsável pela ação no Ceará, os candidatos e familiares que residam no interior podem solicitar abrigo na Casa do Menino Jesus. Além disso, a ação oferece ainda transporte e alimentação sem custo. Segundo Gondim, para ser selecionado, o candidato deve ter de seis meses a 17 anos e apresentar perfeitas condições clínicas para realização da cirurgia.

Fatores

Na maioria dos casos, a má formação congênita causadora da fissura labiopalatina, de acordo com Gondim, é consequência de carência de ferro na alimentação da mãe durante os três primeiros meses de gestação. O que explica, conforme ela, a grande incidência entre a população mais pobre. “No Ceará, a incidência também é muito grande. A primeira missão da Operação Sorriso feita no Brasil foi aqui em Fortaleza”, conta Gondim. No entanto, ela explica que outros fatores como álcool, fumo ou herança genética também podem causar o problema.

Quanto mais precocemente for feita a correção da fissura, menos sequelas o paciente apresentará, segundo Gondim. De acordo com ela, para fissuras nos lábios a idade indicada é a partir de seis meses e para lesões no palatino, a idade é a partir de um ano. Gondim explica que as fissuras tanto podem ocorrer conjuntamente quanto separadas. “A pessoa tem sequelas emocionais. A lesão leva a pessoa a ter uma fala diferente. Ela sofre bullying e acaba isolada socialmente”, revela. Gondim explica que a região dos lábios e do palatino, que compõem o aparelho fonológico, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, por isso que as intervenções cirúrgicas devem ocorrer antes de sua fase de aquisição.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A ONG internacional Operação Sorriso realiza mutirão de cirurgias corretoras de fissuras labiopalatinas, lesões no palato e nos lábios causadas por má formação congênita. Em Fortaleza, a ONG realizará 100 procedimentos cirúrgicos.

Saiba mais

Operação Sorriso

É a maior organização mundial dedicada exclusivamente a crianças com deformidades faciais.

Tem atuação em 60 países, sendo 14 na América Latina.

Já realizou mais de 200 mil cirurgias corretoras.

No Brasil, presente desde 1997, já foram realizados mais de 73 mil exames e avaliações especializadas e mais de cinco mil cirurgias em 10 estados.

Em 2011, foram realizados mais de quatro mil exames multidisciplinares especializados e 339 cirurgias em crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país.

O lábio fissurado e/ou fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca e pode estar acompanhado por uma abertura nos ossos da mandíbula e/ou na gengiva superior.

A fenda palatina existe quando duas partes desta não se unem, deixando um buraco. O lábio fissurado e a fenda palatina podem ocorrer em um ou nos dois lados. O paciente pode ter lábio fissurado, fenda palatina ou ambos.

Serviço

Operação Sorriso

O que: triagem de pacientes com fissuras labiopalatinas para cirurgias corretivas

Onde: no Hospital Infantil Albert Sabin (rua Tertuliano Sales, nº 544, Vila União).

Quando: 24 e 25 de abril, a partir das 8 horas

Como participar: não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao local informado acima no dia da triagem dos pacientes.

Mais informações: 3088 3900

Fonte: Jornal O Povo


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook