Manual incentiva alimentação saudável na escola Manual será lançado em Fortaleza para promover alimentação saudável nas instituições particulares

24 de outubro de 2012

Amanhã, 25, será realizado em Fortaleza o lançamento do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: Promovendo Alimentação Saudável nas Escolas. O projeto é uma iniciativa nacional que visa a melhoria da alimentação na rede privada de ensino.
 
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Airton de Almeida Oliveira, destaca que o combate à obesidade é uma preocupação: “As crianças e os jovens têm desenvolvido sobrepeso. É uma preocupação nossa. O sindicato abraçou a proposta do manual”.

Ele contou também que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve visitar Fortaleza para certificar as instituições que mais se empenharem na aplicação do manual. “A data será divulgada durante o evento de amanhã”, diz.

Alimentação saudável

Segundo a nutricionista Jéssica Gonçalves, que trabalha no Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), é importante oferecer às crianças alimentos variados. Para ela, salgados fritos e refrigerantes são o principal problema das cantinas escolares. “Mas podemos driblar isso incluindo iogurtes, sanduíches naturais, saladas e sucos de fruta no cardápio”, comenta a nutricionista.

Já para a professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestre em saúde pública Márcia Moura Fé, é preciso oferecer mais sucos de polpa e não os vendidos em caixas. “Sucos industrializados possuem muitos conservantes e alto teor de sódio. Podem até trazer comprometimentos renais”, diz.

Márcia explica que a organização das cantinas escolares é importante para influenciar a boa alimentação. “Podem ser vendidas frutas cortadas e utilizar figuras infantis para tornar mais atrativo”, explica.
 
ENTENDA A NOTÍCIA

O Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: Promovendo Alimentação Saudável nas Escolas é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares.
 
Saiba mais
 
O Manual das Cantinas Escolares Saudáveis diz que, para incentivar o consumo de alimentos benéficos, podem ser utilizadas fotografias nos estabelecimentos, substituindo as propagandas de refrigerantes. Outra tática é deixar frutas cortadas e biscoitos integrais bem à vista dos alunos. O manual também aconselha a conversar com crianças e adolescentes sobre os benefícios de aderir a uma alimentação mais variada.
 
Serviço
Lançamento do Manual das cantinas escolares saudáveis
Quando: quinta-feira, 25, às 17h
Onde: Sinepce-CE (rua Senador Pompeu, 1.381 – Centro)
Informações: (85) 4012 0800

Fonte: Jornal O Povo


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook