86% dos brasileiros já trocaram remédio de marca por genérico
25 de agosto de 2011
Estudo da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revela que 86% dos brasileiros já tiveram um medicamento de marca substituído por genérico por sugestão do farmacêutico. A entidade ouviu 690 pessoas e 119 médicos em todas as regiões do país.
Para 83% dos consumidores ouvidos no estudo, os genéricos são tão eficazes quanto os medicamentos de referência. E, para 80% delas, apresentam inclusive a mesma segurança.
A opinião dos entrevistados não mudou quando perguntados se fariam uso dos genéricos para tratamento de doenças de diferentes tipos de gravidade.
Só 8% dos consumidores afirmam que consumir medicamentos genéricos é arriscado. Cerca de 90% dos entrevistados afirmaram também que é fácil encontrar os genéricos nas farmácias.
Hoje, os genéricos representam 21% das vendas (em unidades) de medicamentos no país.
O levantamento também mostra que, apesar de os genéricos existirem há 11 anos no país, quase metade dos médicos desconfia da sua qualidade e segurança. Quase metade dos médicos (42%) afirma não ter o hábito de prescrever genérico. Ainda assim, a maior parte deles (92%) relatou ter prescrito genéricos nos últimos 12 meses para reduzir o custo do tratamento ou a pedido do paciente.
Fique atento!
Não há evidências científicas de que os genéricos tenham efeito menos eficaz que o dos remédios de marca.
Fonte: Folha.com