Pimenta acelera o metabolismo e ajuda o coração

30 de Abril de 2014

pimenta 3Você já deve ter ouvido dos mais velhos que “o que arde cura”. Quando se trata de pimenta, o ditado não poderia estar mais correto. As pimentas podem até não agradar aos paladares mais sensíveis, mas seus benefícios para a saúde e para o auxílio da perda de peso são inquestionáveis.

Além de cálcio e vitaminas A e C, que têm efeito cicatrizante e adstringente, as pimentas são ricas em capsaicina, a substância responsável pelo seu sabor ardido e que tem propriedades analgésicas, antioxidantes, digestivas e expectorantes.

E, para quem quer cuidar do coração e ter pique para praticar exercícios (o que ajuda a perder peso), a capsaicina das pimentas tem efeito energético e vasodilatador. Quanto mais ardida for a pimenta, mais capsaicina ela tem. As pimentas vermelhas são as maiores fontes dessa substância.

A pimenta é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal – o que obriga nosso organismo a gastar mais energia e, consequentemente, mais calorias. O consumo de pimenta aliado aos exercícios físicos potencializa a queima calórica, principalmente com exercícios de cardiotraining, como o boxe, que melhora a resistência, a respiração e a musculatura.

Fora isso, dar uns bons socos em um saco de areia ajuda a manter a forma. Além da perda de peso, a dupla pimenta e exercício aeróbico pode fazer muito pelo seu coração. O efeito vasodilatador da pimenta aumenta o calibre das dos vasos sanguíneos e impede a formação de coágulos, o que reduz a chance de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. A quantidade recomendada para o consumo diário de pimenta é de 3 g, mas a ingestão dos brasileiros não chega a 0,5g. Para ajudar a aumentar o consumo, sugerimos um receita adocicada para aqueles que não gostam muito do sabor ardido.

Aprenda a fazer uma deliciosa geleia de pimenta.

Ingredientes

2 unidades de pimenta-dedo-de-moça;
200 ml de suco de laranja;
1 xícara (chá) de açúcar;
1 maçã grande sem casca ralada;
1 dente de alho inteiro;
Sal a gosto.

Modo de preparo

Corte a pimenta ao meio para retirar as sementes e, em seguida, pique em cubinhos. Em uma panela, coloque o suco de laranja, o açúcar, a pimenta picada, a maçã ralada, o alho inteiro e o sal. Misture bem até diluir o açúcar. Depois, pare de mexer e deixe cozinhar em fogo baixo por 25 minutos ou até ficar em ponto de geleia. Sirva com pães, torradas e carnes.

Fonte: R7 Saúde.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias