Quatro estratégias eficazes de aprendizagem
25 de agosto de 2017
Quando você identifica tópicos importantes em um material que está lendo e quer deixar isso sinalizado, como costuma fazer? Ou, então, quando quer destacar algumas palavras dentro de um texto, de que forma faz isso? Geralmente as pessoas utilizam marcadores coloridos para fazer esta diferenciação e deixar frases e palavras em evidência.
Segundo a Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School), mesmo que a estratégia de destacar informações seja uma prática comum para ajudar a lembrar de informações consideradas peças-chave, ela pode não ser tão eficaz.
Então, o que a pessoa que está estudando pode fazer? O livro Make It Stick: The sciense of sucessful learning (Faça pegar – A ciência da aprendizagem bem-sucedida, em tradução livre), publicado pela Editora Harvard University Press, indica várias estratégias de estudo que podem ajudar de forma mais enérgica, entre elas estão:
Questione-se durante a leitura. Isso ajudará a processar a informação que foi lida. Exemplo: “Quais foram os principais temas que eu acabei de ler?” e “Como esses novos fatos se relacionam com fatos que eu já conheço?”.
Faça testes com frequência. Utilize cartões para escrever tópicos importantes da leitura que acabou de ser feita. Coloque perguntas de um lado do cartão e respostas do outro. Periodicamente, faça estas perguntas para você mesmo. Isso ajudará a relembrar o assunto e permitirá identificar as áreas que você ainda não está seguro sobre as respostas.
Aumente o espaço de tempo entre um teste e outro. À medida que você ganha domínio sobre cada tópico de estudo, aguarde um período de tempo maior para utilizar a técnica dos cartões novamente. Exemplo: comece com testes diários e, conforme o assunto for ficando mais claro na sua mente, passe a aplicar o teste uma vez por semana.
Mude a ordem das perguntas. Exemplo: se você está estudando assuntos de direito administrativo, não basta estudar os capítulos em ordem, misture as perguntas de diferentes capítulos. O fato de intercalar ou alternar tópicos contribui para melhorar a capacidade de lembrar e fixar as informações.
Fonte: Unimed do Brasil/Viver Bem.