Um único dia fora da dieta traz prejuízos para o sono

18 de Fevereiro de 2016

insoniaPublicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, o estudo sugere que comer alimentos pobres em fibras e com alta taxa de gordura saturada pode prejudicar o sono, mesmo que a pessoa realize uma alimentação mais gordurosa apenas em um dia.

Para o estudo, foram selecionados 26 adultos na faixa dos 35 anos. Todos dormiram por cinco noites em um laboratório do sono, onde dormiam das 22h às 7h. Nos primeiros 4 dias, participantes seguiram uma dieta controlada, preparada por nutricionistas, onde havia pouco consumo de gorduras saturadas e alta ingestão de proteínas. No último dia, participantes escolheram os alimentos. A maioria optou por comidas mais gordurosas, com mais açúcar e com poucas fibras.

No acompanhamento noturno, eram examinadas a desordem do sono, como ondas cerebrais, nível da pressão, batimento cardíaco, respiração e movimento dos olhos e das pernas.

Os pesquisadores ficaram surpresos que apenas um dia de alimentação não regrada (ou pouco saudável) prejudicava o sono: os participantes demoraram mais para dormir e tiveram interrupções do sono, prejudicando o sono profundo. Baseado nesta descoberta, pessoas com problemas para dormir podem ser beneficiadas com uma dieta saudável.

Fonte: Blog da Saúde.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias