Unimed Ceará e Prefeitura de Fortaleza lançam o projeto Bike Vida
14 de julho de 2017
A Unimed Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançam neste sábado, 15 de julho, às 10 horas, no calçadão da Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico, o projeto Bike Vida, que tem como objetivo agilizar o atendimento de primeiros socorros. A ideia é tornar mais eficiente o atendimento de baixa complexidade e ampliar as chances de sobrevivência de pessoas em estado grave, por meio de socorristas treinados, utilizando bicicletas equipadas com kits para atendimento de urgência e emergência.
“Sempre empenhada em proporcionar saúde para a sociedade, a Unimed Ceará é parceira do Bike Vida, um projeto pioneiro e inovador, que salvará muitas vidas. A iniciativa já é comum em países como Inglaterra e Estados Unidos”, afirma o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda. O projeto é pioneiro na América Latina, em faixa litorânea.
Essa ação, promovida pela Unimed Ceará, faz parte da iniciativa Jeito de Cuidar Unimed, que visa aumentar a qualidade e a eficiência do atendimento, elevando o nível de percepção da essência da marca: vocação para cuidar das pessoas.
Funcionamento
O Bike Vida será implantado inicialmente na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, contemplando os bairros Meireles e Praia de Iracema, e funcionará diariamente das 5h às 21h. Três socorristas sobre rodas farão atendimentos de urgência e emergência em um trecho de 4,5 km, que vai do Estoril até o Mercado dos Peixes. O projeto contará com uma estação de apoio no calçadão da Avenida Beira Mar, localizada em frente ao Náutico e ao lado da Casa do Turista.
“É um grande ganho para a sociedade, que vai além da otimização do atendimento de urgência e emergência. É uma forma de estimular a prática esportiva e até de salvar vidas. A orla da Praia de Iracema e Meireles já é propicia a receber este projeto, por meio da implantação das ciclovias e ciclofaixas, o que permitirá maior agilidade e eficiência no deslocamento dos socorristas”, afirma o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa.
A solicitação de atendimento poderá ser realizada ao Samu, por meio do telefone 192, que será repassada para a estação de apoio do Bike Vida e em seguida para os socorristas. “O objetivo é que o serviço preste socorro com maior rapidez e chegue até as pessoas em no máximo 3 minutos”, explica Dr. Darival.
Benefícios
Entre os benefícios do Bike Vida estão a eficiência no atendimento de solicitações de urgência e emergência e no cuidado com a sociedade, agilidade e mobilidade urbana, utilizando a rede de ciclovias e ciclofaixas implantadas na cidade; contribuição com o meio ambiente, pois não consome combustível; baixo custo de aquisição e manutenção, comparado com as ambulâncias; eficiência na utilização do orçamento público e redução dos custos de operacionalização do Samu.
Kit de primeiros socorros
Cada socorrista terá como suporte uma bicicleta, capacete, luvas, lanterna, sirene, apito, colete luminoso, uniforme, cotoveleira, joelheira e um kit de primeiros socorros com oxigênio portátil, kit de colar cervical em diversos tamanhos, desfibrilador externo automático, talas de imobilização, ressuscitador manual adulto/infantil com reservatório, estetoscópio, esfigmomanômetro, oxímetro portátil, máscaras de proteção respiratória, ataduras, compressas, gazes, álcool, esparadrapo, entre outros.
Serviço:
Lançamento do Bike Vida
Data: 15 de julho (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Calçadão da Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico