A importância da Vitamina C

26 de outubro de 2018

 

 

Entenda porque ela é essencial para a sua saúde

 

Talvez você nem imagine, mas a vitamina C é fundamental para o organismo. Também conhecida como ácido ascórbico, ela é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo. A vitamina C é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células contra, por exemplo, os efeitos dos radicais livres, moléculas produzidas quando o corpo é exposto à poluição ou cigarro. Os radicais livres podem ainda favorecer o surgimento de doenças cardíaca, alguns tipos de câncer e outras doenças.
A falta de vitamina C pode ocasionar problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas e má cicatrização. Além disso, pode provocar cansaço e comprometer o humor e nos casos mais graves, histeria e depressão.
Para que o corpo se beneficie das propriedades da vitamina C, a quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas, para mulheres. Vale lembrar que o consumo não deve exceder o limite de 2.000 miligramas de vitamina C por dia. O excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Lembre-se ainda de consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento, inclusive, vitamínico.

 

Benefícios da vitamina C
– Protege as células contra os efeitos dos radicais livres;
– Ajuda a absorver e armazenar ferro – por isso, o consumo de frutas, como a laranja, após o almoço costuma ser recomendado por médicos e nutricionistas;
– Protege o organismo contra os efeitos do resfriado – estudos mostram que pessoas que consomem vitamina C, quando ficam resfriadas, ficam doentes por períodos mais curtos e os sintomas são menos graves;
– Auxilia na formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo e colágeno dos ossos;
– Contribui para a imunidade e o processo de cura do organismo.

 

O que consumir?
– Frutas cítricas
– Frutas vermelhas
– Batatas
– Tomates
– Pimentões
– Repolho
– Couve de Bruxelas
– Brócolis
– Espinafre

 

Fonte: Unimed Brasil

Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook