Criança pode comer chocolate?

28 de Março de 2018

É praticamente impossível em tempo de páscoa não falar de chocolate

O assunto se faz presente principalmente entre as crianças.
Você sabe qual a idade mais apropriada para oferecer este tipo de doce aos pequenos?

 

O doce não está liberado em hipótese alguma para menores de 1 ano e, na verdade deve ser oferecido às crianças preferencialmente só após os 3 anos. Radical demais? Nada disso. Chocolates têm uma enorme quantidade de açúcar – especialmente o chocolate ao leite, um dos preferidos dos pequenos. Além disso, é só a partir dos 3 anos que a criança já tem maturidade para suficiente para entender melhor o que é certo e o que é errado e também em quais ocasiões (e quanto) se pode comer do doce.
“Ah mas não posso dar nem um pedacinho de chocolate para o meu bebê?”. Não pode, não, porque provando é que se cria o hábito de consumir. Desde cedo, o ideal é que as crianças associem o consumo de chocolates, e também de outros doces, a situações esporádicas como festas e aniversários, e não a momentos que façam parte da rotina. Por isso, a recomendação é não consumir chocolate em casa – o que pode ser uma tarefa complicadíssima quando os próprios pais apreciam o doce. Até porque é natural que as crianças sintam vontade ao verem os pais comendo, mesmo que não demonstrem. 

Qual é o melhor tipo?
Sabemos, é claro, que vai chegar uma hora em que não há como impedir que a criança experimente – e peça – o doce. Então, o melhor a fazer é dar preferência ao chocolate meio amargo, que tem um índice de gordura menor, praticamente não tem açúcar e conta com bastante cacau, que contém substâncias benéficas e antioxidantes. O pior de todos é o chocolate branco, que não tem nem cacau, é só gordura.
Vale lembrar também que castanhas e especiarias, que são acrescentados com frequência ao chocolate, são alimentos mais alergênicos e podem causar crises em algumas crianças. E vale lembrar ainda que, embora não haja um consenso sobre a quantidade máxima de chocolate permitida por dia, um ou dois quadradinhos já são suficientes para matar a vontade – a sua e a das crianças!

 

Fonte: Revista Crescer

Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook