Como fazer skincare e manter os cuidados com a pele

30 de Março de 2021

Skincare é considerada uma forma de autocuidado, pois a rotina de cuidados com a pele beneficia a saúde do órgão, mantendo-o mais suave e resistente ao longo do tempo. Independente da idade, ter o hábito de cuidar da pele no dia a dia é essencial para manter o seu bem-estar. 

O uso do filtro solar é uma das etapas mais necessárias para uma boa skincare. A proteção contra os raios solares previne o surgimento do câncer de pele e complicações futuras causadas pela exposição aos raios ultravioleta (UV).

Consumir água com frequência também é indispensável, já que a hidratação do organismo favorece a reposição de água na pele, o que melhora a estrutura do órgão e previne irritações.

Como fazer skincare em casa

– Limpe a pele! A limpeza é o primeiro passo para fazer skincare eficiente. Remova os excessos de maquiagem, produtos e agentes externos, como a poeira e a poluição, com sabonetes neutros ou gel de limpeza que sejam recomendados por especialistas.

– Complete a limpeza com tônicos, demaquilantes ou solução micelar.

– Realize a esfoliação da pele. Produtos feitos para ajudar na esfoliação, como máscaras e soluções caseiras, ajudam neste processo.

– Hidrate a pele. Nesta etapa podem ser aplicados cremes hidratantes e óleos vegetais, como os de abacate, argan e de côco.

– Passe o protetor solar. Mesmo em casa, os raios UV podem atingir a pele.

– Não esqueça do protetor labial. A pela da boca é bastante sensível e muitas vezes é esquecida durante o processo de skincare. Utilizar manteiga de cacau ou hidratantes labiais ajudam na proteção da boca.

Mulher de pele branca está com os olhos fechados e passando uma máscara de skincare no rosto. Ela está com as unhas pintadas de vermelho e veste uma toalha branca e está com outra toalha branca no cabelo.

Alertas  

Por mais que seja uma das etapas principais para ter bons resultados no cuidado com a pele, a esfoliação não deve ser feita todos os dias. Já que o procedimento remove as células mortas que estão na superfície, realizar a esfoliação com frequência pode agredir e causar irritação na pele.

– O recomendado é fazer a esfoliação 1 ou 2 vezes na semana, em peles consideradas oleosas. Já na pele mista ou seca, a esfoliação deve ser feita, no mínimo, a cada 10 dias. 

– Não use produtos que contenham ácido na composição ou a base de álcool após a limpeza da pele. Por a pele estar sensível, esses componentes podem irritar e, até mesmo, causar lesões.

– Lembre-se de que cada pele tem suas especificidades e a utilização de dermocosméticos, produtos com ativos que penetram na pele e agem no tratamento dela, deve ser sempre com a indicação de dermatologistas. 

Acompanhe as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook