Coronavírus: cuidados e sintomas

27 de Fevereiro de 2020
 
 
 
Coronavírus chega ao Brasil e você precisa saber como se proteger
 
 

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil, na cidade de São Paulo, em 26 de fevereiro de 2020.

A notificação do caso suspeito veio do Hospital Israelita Albert Einstein, que atendeu um homem de 61 anos, residente na capital paulista, que viajou a trabalho para a região da Lombardia, no norte da Itália, sozinho, entre 9 a 21 de fevereiro. Ele apresentou febre, tosse seca, dor de garganta e coriza, sintomas compatíveis com a suspeita da doença. 

O hospital informou que, no atendimento, adotou todas as medidas preventivas e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para contraprova, a amostra foi enviada ao laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, que confirmou o primeiro caso no Brasil. 

O paciente está em isolamento domiciliar e em estado de recuperação.

 
O que é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).
 

Números  da doença:

De acordo com a OMS, até 25 de fevereiro de 2020, foram confirmados 80.239 casos no mundo, em 34 países. Destes, 77.780 casos foram notificados pela China (incluindo suas regiões administrativas: Hong Kong, Macau e Taipei). Na China, a letalidade da doença é de 3% (2.700 óbitos).

Em outros 34 países, foram confirmados 2.459 casos, com ocorrência de 34 mortes. Destaca-se o aumento do número de casos no Japão, Coreia do Sul, Singapura, Tailândia e Vietnã.

De acordo com coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde em 26 de fevereiro, o Brasil possui 20 casos suspeitos, além do caso confirmado (em São Paulo). Dos casos notificados, 59 já foram descartados.

Conheça os sintomas:

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e começam de forma gradual.

Alguns pacientes infectados por coronavírus podem não apresentar sintomas. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem tratamento especial. Aproximadamente 1 em cada 6 pessoas infectadas fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar.

Idosos e pessoas com problemas cardíacos, pressão alta ou diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Devem procurar atendimento médico pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar.

A transmissão do coronavírus ocorre entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca. Essas gotículas podem ficar depositadas em objetos e superfícies ao redor da pessoa infectada. Outras pessoas podem se infectar tocando esses objetos ou superfícies e, depois, tocando nos seus olhos, nariz e boca.

Cuidados:

Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura.

As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.

 
 
 
 
 

Fique atento:

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção por coronavírus.

 

Saiba mais sobre os sintomas do coronavirus e os cuidados adequados. 

 

 
 
 
Fonte: Unimed Brasil
 
 

Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook