Dengue: conheça os cuidados em casa para evitar o mosquito

8 de dezembro de 2022

A dengue é uma das doenças virais mais comuns no Brasil, sendo detectada com maior frequência durante os períodos chuvosos, já que o acúmulo de água parada é a principal causa para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, sendo este o transmissor do vírus da dengue.

A manifestação do mosquito está diretamente relacionada com a sua concentração no ambiente, ou seja, quanto maior for a quantidade de Aedes Aegypti, maior é a probabilidade de casos de dengue surgirem, segundo dados relatados pelo Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Dessa forma, a maneira mais eficaz de prevenir os casos de dengue é reduzindo as chances de transmissão, com foco em evitar o armazenamento de água em locais parados e impossibilitar o desenvolvimento dos ovos do mosquito.

Como evitar o mosquito da dengue em casa

Impedir o acúmulo de água é fundamental para a proliferação do mosquito da dengue. Eliminar possíveis criadouros e manter reservatórios que possam conservar água parada cobertos com telas ou tampas são maneiras eficientes de evitar a procriação do mosquito.

O Ministério da Saúde indica, também, a adoção de medidas de proteção individual – como o uso de repelentes, calças e camisas de mangas compridas, uso de telas em portas e janelas – como métodos para evitar a dengue em locais onde há grande manifestação da doença.

Sintomas da dengue

Com duração de cinco a sete dias, a manifestação da dengue no corpo pode ser assintomática ou, quando não cuidada de forma efetiva, pode evoluir para casos mais graves. Podendo-se assimilar à gripe, na dengue clássica, os principais sintomas são febre alta repentina, com dores de cabeça e nos olhos, além do cansaço, dores musculares, falta de apetite, náuseas e tontura.

Leia também: Conheça os principais cuidados com a Gripe

Já nas ocorrências graves, conhecida como dengue hemorrágica, além dos sintomas iniciais, a partir do quarto dia há sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival e vaginal, e o rompimento dos vasos superficiais da pele, conforme detalha o Portal Dráuzio Varella.

Os cuidados que você deve ter com a dengue

Por ainda não existir medicamentos indicados para o tratamento da dengue, pessoas com a doença ou suspeita da infecção devem procurar assistência médica para receber as orientações apropriadas. Quando em casa, consumir líquidos é fundamental para evitar a desidratação e favorecer no tratamento da dengue.

Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook