Dia dos Namorados: mais amor, mais saúde!

12 de junho de 2018

 

Entenda porque amar faz bem a saúde

 

Apaixonar-se é uma das melhores sensações que existe. Sentir aquele famoso frio na barriga e um certo nervosismo ao ver a pessoa amada, compartilhar momentos agradáveis. Tudo isso é ótimo para a saúde emocional, física e mental. Veja a seguir o que o amor faz pela saúde.

Amor e saúde, um complementa o outro.
Além da felicidade que o amor pode produzir em uma pessoa, médicos e cientistas demonstraram mediante vários experimentos que os apaixonados tendem a ficar doentes com menos frequência e têm uma recuperação mais rápida caso adoeçam. O amor ajuda a manter o estado de felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua, além de produzir outros efeitos secundários positivos na saúde.

Alguns hormônios atuam predominantemente no corpo dos apaixonados e falaremos sobre cada um deles a seguir:
A feniletilamina é conhecida como “hormônio da paixão” e está ligada a uma sensação de bem estar, felicidade, acolhimento e importância na vida do parceiro. Esse composto também nos proporciona a sensação de borboletas no estômago que acontece quando vemos ou pensamos na pessoa da qual gostamos.
O “hormônio da paixão” também está ligado à produção de estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens, tornando-os mais atraentes um para o outro e mais disponíveis para o sexo. Na mulher esse efeito é visível na aparência dos cabelos, pele e unhas, enquanto que nos homens os traços de virilidade ficam em evidência.
Os estrogênios também são responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos sexuais das meninas na puberdade, enquanto que a testosterona atua no corpo masculino.
Especialistas também descobriram um aumento da produção da melatonina nos apaixonados. Esse hormônio é responsável pela regulação do sono, consequentemente ajuda a reduzir o estresse e envelhecimento precoce, proporcionando vitalidade e plenitude.
A noradrenalina, afeta o estado de ânimo e a atenção, nos faz sentir mais sensíveis e empáticos em relação à outra pessoa e também traz à tona o instinto de conservação e proteção e demonstração de sentimentos.
A dopamina é um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune. Não é de se estranhar que durante as primeiras fases de namoro as pessoas fiquem menos ou nada doentes.
E por último, a endorfina que causa uma sensação de bem-estar geral. É o mesmo hormônio que é liberado quando fazemos exercícios e atividades das quais gostamos.
Os padrões são iguais no mundo todo, já que as paixões acontecem com qualquer pessoa, em qualquer lugar. O que muda é o contexto cultural a nível biológico e mental.

Outros benefícios do amor na saúde:
Melhora a autoestima
Quando nos apaixonamos redobramos os cuidados com a beleza e com nós mesmos para agradar o outro. Assim, podemos constatar que aquela premissa de que precisamos nos amar primeiro para amar o outro, é verdadeira.
Reduz a depressão e a ansiedade
As pessoas que não têm um parceiro podem sofrer mais de transtornos psicológicos como a ansiedade e a depressão. Isto pode ser percebido nos adultos que vivem sozinhos. Quando estamos apaixonados sentimos que tem uma pessoa no mundo com quem podemos compartilhar pensamentos e sentimentos.
É o remédio perfeito
O amor também ajuda a reduzir inflamações, reduz os riscos de infarto e os níveis de colesterol ruim, traz benefícios para pacientes com diabetes e câncer, além de fortalecer o sistema imunológico, reduzindo as possibilidades de desenvolver algum tipo de herpes ou de adquirir gripes e resfriados.
Ajuda a dormir e descansar melhor
Dormir na mesma cama que a pessoa amada já é o suficiente para um sono mais prazeroso, reduzindo as possibilidades de ter pesadelos. A sensação de bem-estar é igual a “dormir como um anjo” quase toda noite. A pessoa sente que descansou o necessário e desfrutará de mais energia e vitalidade ao longo da jornada.
Aumenta a criatividade
Estar apaixonado nos faz ver o mundo de outra maneira. Essa felicidade e plenitude se traduzem em mais imaginação e capacidade de criação. Se você tiver um trabalho onde se requeira inovar constantemente, não há dúvidas de que esse momento lhe trará muitas oportunidades.

 

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br

Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook