Endometriose: Conheça os sintomas e o tratamento

26 de Março de 2021

Doença que atinge grande número de mulheres em todo o mundo, ocorrendo em 10% das brasileiras, conforme boletim divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os sintomas da Endometriose mais comuns são dores abdominais fortes, cólicas intensas e menstruação irregular. Em situações mais graves, a doença pode se apresentar com dores durante as relações sexuais e sangramento vaginal incomum.

O distúrbio acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, ao invés de ser expelido durante a menstruação, retorna para o organismo e chega em outros órgãos, podendo alcançar os ovários, tubas uterinas e até mesmo o intestino grosso. 

A Endometriose pode ser identificada nos exames ginecológicos de rotina, com confirmação nos exames de ultrassom, ressonância magnética e exames de sangue específicos. Quando não tratada precocemente, a Endometriose pode gerar complicações e até infertilidade.

Tratamento da Endometriose 

Na busca de conter os sintomas da doença, o tratamento de endometriose mais comum é a indicação de remédios anticoncepcionais, que regulam a menstruação e controlam os hormônios, moderando as dores e os incômodos que atingem as mulheres. 

Em situações no qual o tratamento da Endometriose com remédios não gera efeitos no organismo da mulher, pode ser indicada a realização da cirurgia de videolaparoscopia. Esse procedimento remove as lesões visíveis da Endometriose, evitando as chances da doença reaparecer.

Mulher está sentada no chão realizando atividade física para ajudar na redução dos sintomas da Endometriose. Ela veste uma camiseta de cor branca e calça de ginástica de cor laranja. Ela  está com o cabelo amarrado, usa tênis com detalhe laranja e um relógio.

Cuidados 

Conviver com dores não deve ser tratado como algo normal, porém os sintomas da Endometriose podem ser amenizados. Cuidados como manter uma boa alimentação, com a inclusão de frutas e vegetais e redução no consumo de alimentos com gordura animal e laticínios podem ser adotados para reduzir os efeitos da endometriose.

Praticar exercícios físicos regularmente também é essencial, já que, ao movimentar o corpo, os vasos sanguíneos dilatam-se, favorecendo a liberação de endorfina, hormônio que promove o bem-estar e possui efeito analgésico no organismo.

Continue acompanhando os artigos da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook