Influenza A: quais os sintomas, como é transmitido e como se prevenir

2 de Maio de 2024

Exame de Influenza

 

O vírus da Influenza A, ou Gripe tipo A, é um agente infeccioso que induz sintomas gripais em aves e certos mamíferos, inclusive seres humanos. Trata-se de um vírus de RNA, cujos diferentes subtipos têm sido identificados em aves selvagens. Em certas ocasiões, ocorre a transmissão do vírus de aves selvagens para aves domésticas, podendo resultar em doenças graves, surtos ou até mesmo pandemias de gripe em humanos. 

 

Quais os sintomas da Influenza A?

Os vírus da gripe são responsáveis por infecções que afetam o sistema respiratório humano. Esses agentes se dividem em quatro tipos: A, B, C e D. No contexto da saúde humana, os tipos A e B são os mais relevantes.

Os vírus do tipo A são notáveis por desencadear emergências de saúde pública, como ocorreu na pandemia de 2009, causada pelo vírus H1N1 da influenza A. Eles são categorizados em subtipos com base em duas proteínas encontradas em suas superfícies: a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N). Essa classificação específica resulta em designações como H1N1 e H3N2.

Normalmente, os sintomas tornam-se perceptíveis aproximadamente de um a quatro dias após a infecção, sendo os mais comuns:

– Febre;

– Calafrios;

– Tosse;

– Dor de garganta;

– Nariz escorrendo ou entupido;

– Dor muscular e/ou corporais;

– Dor de cabeça;

– Fadiga (cansaço);

– Vômito e diarréia, mais comum no público infantil.

Adultos: 

Os sintomas observados em adultos saudáveis podem variar de acordo com a gravidade da doença.

Crianças: 

É possível que a temperatura corporal aumente significativamente, acompanhada frequentemente pelo inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço. Além disso, é comum ocorrerem quadros de bronquite ou bronquiolite, juntamente com sintomas gastrointestinais.

Idosos:

Na maioria das vezes, os idosos afetados apresentam febre, ocasionalmente sem outros sintomas associados, porém, em geral, a temperatura corporal não atinge picos muito elevados.

 

Moça espirrando

 

Como é transmitida a Influenza A?

A propagação do vírus da influenza A ocorre tanto de maneira direta, através das secreções das vias respiratórias de um indivíduo infectado ao tossir, espirrar ou falar, quanto de forma indireta, quando alguém entra em contato com superfícies contaminadas e, em seguida, leva as mãos contaminadas ao nariz, boca ou olhos.

 

Como me prevenir da Influenza A?

A vacinação é uma medida eficaz na prevenção da gripe causada pelo vírus da influenza A. Os imunizantes fornecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são formulados com base em diretrizes da RDC da Anvisa, que avalia as cepas em circulação dos tipos A e B da influenza durante as temporadas de atividade viral. 

Além da vacinação, outras medidas não farmacológicas também desempenham um papel importante na prevenção da infecção, como a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras e a preferência por ambientes bem ventilados.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook