Lúpus: conheça as causas e os principais sintomas

8 de dezembro de 2022

Atingindo cerca de 65 mil brasileiros, o lúpus ocorre principalmente em mulheres entre os 20 e 45 anos de idade, segundo informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia, divulgadas em 2022. Considerada uma das doenças autoimunes mais populares em todo o mundo, o lúpus afeta o sistema imunológico, gerando complicações para os próprios órgãos e tecidos da pessoa infectada.

Nesta situação, as células de defesa atacam as células saudáveis que, em reação, causam inflamações em várias partes do corpo, podendo afetar principalmente a pele, articulações, células sanguíneas, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões. 

Causas do Lúpus
Originado principalmente por fatores genéticos, o lúpus também pode ser desencadeado por alterações hormonais, infecções virais, medicamentos e condições ambientais, como a exposição excessiva ao sol, por exemplo. 
Quando relacionado ao uso de medicamentos, determinados antibióticos e remédios para controle de convulsões e para pressão alta são os principais agentes causadores do lúpus, conforme dados do Ministério da Saúde.

Principais sintomas do Lúpus

Surgindo repentinamente, ou desenvolvendo-se aos poucos, e podendo variar de acordo com a parte do corpo que foi afetada, os sintomas mais comuns do lúpus, segundo listagem divulgada pelo Ministério da Saúde, são:

– Febre

– Dores nas articulações

– Rigidez muscular e inchaços

– Queda de cabelo

– Vermelhidão na face – sobre as bochechas e o nariz, chamado de rash cutâneo – que pioram quando exposto ao sol

– Dificuldade para respirar e dor no peito ao inspirar profundamente

– Dor de cabeça, confusão mental e perda de memória

– Fadiga, desconforto geral, ansiedade e mal-estar

Outros sintomas que podem atingir pessoas com lúpus, mas que ocorrem de acordo com a área afetada pela doença, são cefaléia, dormência, formigamento, convulsões, problemas de visão, alterações de personalidade e até psicose lúpica. Náuseas e vômito, além de arritmia e coloração irregular da pele também são alguns dos sinais da condição.

O tratamento para lúpus depende dos órgãos afetados e da sua intensidade, sendo o uso de protetor solar e medicação anti-inflamatória regulada os principais aliados na contenção dos sintomas. 

Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook